Quais as modalidades de pesca mais praticadas no Brasil?

duvidas frequentes de pesca

Pescar é quase paixão nacional. Quem não adora desbravar rios, mares e lagos em busca do peixe perfeito? Um esporte, uma atividade para acalmar e relaxar, um momento de descontração… a pesca envolve tudo e mais um pouco.

Existem algumas modalidades de pesca que são as mais praticadas no Brasil e para você que quer conhecer mais basta ler as variantes abaixo.

Pesca em corrico

Comum na pescaria esportiva, essa modalidade de pesca exige que o carco permaneça em movimento, porém, em menor velocidade. O objetivo é fazer o peixe entender que, por se mover lentamente, a isca esteja viva. Para esta modalidade de pesca são utilizadas varas curtas e com linhas grossas. É indicado que as iscas fiquem em águas claras para facilitar a visibilidade do peixe. Vale lembrar também que é preferível que se use carretilhas ao invés de molinetes.

Pesca de Rodada

Esse tipo de pesca pode parecer complexa e talvez até estranha, mas utiliza uma técnica bastante eficaz. Para isso, você precisará de uma vara grossa, para aguentar maior peso e movimento, uma boa linha de multifilamentos ou linha de fluorcarbono, uma carretilha ou molinete e um barco.

A técnica consiste em subir um rio com o motor do barco ligado, fazendo movimentos circulares, em seguida, o barco desce o rio com o motor desligado.

Isso fará com que a isca seja levada até certa profundidade. Mas tome cuidado, qualquer movimento brusco pode causar o espanto do peixe, por isso mantenha o barco em menor velocidade.

Pesca artesanal

Essa modalidade de pesca geralmente é praticada por famílias em pequenas embarcações e produtores autônomos. Ela se destaca nesses grupos por ter um jeito simples de produção e baixo capital necessário para praticar.

A técnica não é muito avançada e consiste no uso de redes de captura. Pode ser realizada em águas rasas ou pequenas embarcações. Além disso, é praticada em toda a extensão do litoral do país e vendido em comunidades locais, já que é fruto da fabricação dos pescadores.

Pesca de Fly

A modalidade de Pesca de Fly foi uma das primeiras a ser criada. Sua principal característica é a isca, feita de modo artesanal, por isso, se assemelham a animais pequenos, como moscas e mosquitos.

Para pescar nessa modalidade é crucial que a vara seja flexível e comprida, já que o trabalho do arremesso ficará por conta da vara, pois a isca é bem leve.

Além disso, uma carretilha e uma linha grossa, que pode até uma linha de monofilamentos, também serão necessárias para que a pescaria aconteça.

Pesca de arremesso com Iscas Artificiais

Praticada por pescadores esportivos, esta pescaria exige maior nível de técnica e exatidão nos arremessos. O principal é o movimento da isca, que deve ser constante, para que pareça como um possível alimento para o peixe, já que a isca na verdade será um pedaço de madeira, plástico ou metal.

Nessa modalidade é importante que escolha uma linha transparente, já que o peixe ficará próximo do material e assim, não terá problemas em espantá-lo.

Pesca de praia

Essa modalidade de pesca é realizada em mar aberto, ou seja, com os pés na areia e, geralmente por pescadores regionais ou pequenos grupos. Por ser praticada em praias, onde podem ter mares fundos ou rasos, é necessário ter uma vara comprida e fina.

Outra preocupação é o arraste de ondas, por isso, fique atento ao escolher corretamente a chumbada. Para ter sucesso em sua pescaria, escolha também equipamentos que suportem água salgada.

Pesca submarina

Essa modalidade é baseada em pesca de mergulho livre. Segue o estilo de pescaria predatória e, por isso, é proibido a utilização de material de mergulho e só pode ser feita em apneia. Mesmo assim, o limite estabelecido para pratica dessa modalidade de pesca em águas marinas e estuarinas é de 15 Kg.

A pratica mais utilizada é a pesca de espera, onde o pescador deve ficar extremamente parado e esperar os peixes se aproximar. Assim, ele poderá fisga-lo por um rápido momento. Vale lembrar que a chance é única!

Pesca Esportiva

Esse tipo de pesca é importante para a economia desse universo, já que é essa a modalidade de praticada em pesqueiros e clubes. Ela consiste no movimento de pesca e solta do peixe. Ou seja, em um tanque, onde peixes do tipo Tilápia, Tambacú, Dourados são colocados, os pescadores ficam atentos para pesca-los e em seguida o soltam novamente.

Esse é um dos tipos de pesca mais praticados, a pesca esportiva garante a libertação dos peixes para conservar o ecossistema e promove o turismo da pesca.

Agora que você já sabe quais são as principais modalidades de pesca praticadas no Brasil, separe seu material e busque uma nova aventura. Mas antes, passe na nossa loja de pesca online!