duvidas sobre pesca

Molinete ou Carretilha? Saiba a diferença.

Quando falamos em carretilhas e molinetes não existe um que seja melhor que o outro. Na verdade, as fraquezas de um são completadas no outro e vice-versa, por uma questão de qualificação para cada tipo de pesca.

Molinete

A maioria dos iniciantes escolhem esse equipamento para aprender a pescar e este é realmente o mais indicado, por ter maior facilidade de manuseio. Possui boa execução de fisgada com iscas leves e naturais e, em comparação com a carretilha, tem melhor desempenho ao arremessar contra o vento.

Não tem costume de causar cabeleiras nas linhas, ou seja, o embolo da linha no equipamento quando recolhimento é feito com folga. Porém, a linha pode ficar torcida com maior constância do que com o uso da carretilha.

Para a utilização do molinete, não é necessário o fixador, já que ele é alocado na parte inferior da vara, por isso não é necessita gatilho. Já os passadores da vara de molinete, não são muitos, porém, o primeiro passador sempre será maior já que a linha sai do carretel em espiral.

Por isso, saiba que é preciso ter varas específicas para carretilha e molinete. A escolha das linhas de pesca é bem particular, porém, é indicado que sejam usadas as linhas de no máximo 6 libras.

Carretilha

A carretilha é um equipamento que demanda maior técnica para manusear. Por isso, é utilizada por pescadores que já passaram por experiência com alguns molinetes.

Uma de suas principais características é a precisão de arremesso e recolhimento, além de possuir armazenamento de linha.

Ela também é bem vista por ter maior conforto nos passadores, já que o atrito é menor e possui controle em arremessos longos. Além disso, é o equipamento mais indicado para trabalhar com iscas artificiais.

Seus pontos fracos se dão na facilidade de ocorrer cabeleiras, dificuldades em realizar arremessos contra o vento e de trabalhar com iscas leves.

Assim como o molinete, para utilizar a carretilha é preciso ter uma vara que equilibre o conjunto e adeque um equipamento ao outro. Esta, precisa ter mais passadores e um gatilho, para garantir que a vara fiquei na mesma posição.

Não esqueça que para uma carretilha leve é necessário usar uma linha de até 8 libras.

Quais linhas usar com cada equipamento?

Não existe uma regra para a aplicação de cada linha com cada equipamento. Porém, algumas combinações já têm sido aplicadas há algum tempo:

Para o molinete, são indicadas as linhas de monofilamento, já que são linhas de pesca com boa qualidade e custo-benefício, para os tipos de pesca praticadas.

Para carretilhas médias são indicadas as linhas de monofilamentos ou linhas de multifilamento. A diferença entre as duas será somente no tipo de modalidade de pesca praticado, porém, focando sempre nas modalidades mais leves.

Já as carretilhas pesadas, aquelas utilizadas na modalidade Power Fish, ou seja, que exigem maior esforço, são indicadas apenas as linhas de fluorcarbono.

Qual é o seu equipamento preferido? Conheça os produtos da nossa loja de pesca online e complete seu material para sua próxima pesca com os amigos!