Qual a melhor linha para cada tipo de pesca? Saiba as diferenças!

faq mazzaferro

Para responder qual é a melhor linha para pescaria, precisaremos analisar os diferentes tipos de linha de pesca:

Linhas de monofilamentos ou Linhas de nylon

As linhas de monofilamentos são feitas em nylon e possuem apenas um filamento. Por isso, sua elasticidade varia entre 15 e 30%. As principais vantagens de operar essa linha de pesca é o baixo custo e poder utilizá-la em várias aplicações. Além disso, é a preferida de muitos pescadores.

Por esse motivo, a linha de monofilamento é indicada para pesca artesanal, pesca esportiva e pesca de fly, ou seja, pescarias que não exigem muito peso ou perigo de rompimento.

Linhas de multifilamento

Ao contrário da anterior, as linhas de multifilamentos são produzidas a partir de polietileno e foram criadas para pesca em alto mar. Por esse motivo, são bem resistentes e suportam grandes profundidades. Enquanto sua elasticidade chega a quase a zero, auxiliando na realização da fisgada com efeito imediato e firme.

A utilização dessa linha para pesca é relativa. Ela é indicada para pescarias em alto mar como pesca rodada, pesca de praia e pesca com iscas artificiais, porém, somente quando não existe a presença de uma grande quantidade de pedras.

Linhas de Fluorcarbono

As linhas de fluorcarbono são utilizadas principalmente para pesca em alto mar, por ter alta resistência ao ultrapassar cascalhos e pedras submersas.

Esse tipo de linha é feito a partir de fluoropolímero termoplástico não reagente, o que garante que a linha não estoure com facilidade. A linha de fluorcarbono é mais utilizada em pescas que necessitam de maior esforço, ou seja, pescas submarinas e, caso haja muitas pedras e cascalhos, também para pesca rodada e pesca de praia.

Tipos de pesca mais realizados no Brasil

Pesca de Rodada

Tipo de pesca em que o barco sobe um rio com o motor ligado, fazendo movimentos circulares, em seguida, o barco desce o rio com o motor desligado.

Pesca artesanal

Pescas pequenas, geralmente realizadas por famílias, em pequenas embarcações.

Pesca de Fly

Uma pescaria que utiliza varas compridas e de pequena largura, utilizada para pescar peixes de pouco peso.

Pesca com iscas artificiais

Praticada por pescadores esportivos, esta pescaria exige maior nível de técnica e exatidão nos arremessos.

Pesca de praia

Essa pesca é realizada em mar aberto, geralmente por pescadores regionais ou pequenos grupos. É necessário obter equipamentos que suportem água salgada.

Pesca submarina

São as pescas que necessitam de material de mergulho e por isso, são praticadas apenas por mergulhadores, além, disso, possuem o estilo de pescaria predatória.

Pesca Esportiva

Esse é um dos tipos de pesca mais praticados, a pesca esportiva garante a libertação dos peixes para conservar o ecossistema e promove o turismo da pesca.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre as linhas, prepare seus produtos de pesca e divirta-se na sua próxima aventura!